XR 200 Honda | Moto de Trilha

Honda XR200 86 1 XR 200 Honda | Moto de Trilha

A Honda XR 200 foi fabricada até 2002 mas ainda hoje é bastante utilizada nas trilhas. A moto é tão confiável que a nova Honda CRF 230 herdou inclusive o motor da XR 200. Tem uma ótima qualidade de construção, acessórios obrigatórios de fácil remoção, suspensão de qualidade, freios eficientes e motor robusto. Gera 17 cavalos de potência máxima, o ideal é reduzi-lo, assim, evita complicações em morros. É capaz de enfrentar trilhas de qualquer dificuldade, desde que seja modificada(pneus, relação…).

Ficha Técnica da Honda XR 200:

Marca, modelo: Honda 200 R
Características: Monocilindro a 4 tempos
Refrigeração: Ar
Cilindrada: 196,9 cm³
Potência máxima: 17,2 cv à 8.000 r.p.m.
Torque máximo: 1,72kgfm a 6.500 r.p.m
Taxa de compressão: 9,0:1
Câmbio: 5 marchas
Peso: aprox. 125kg
Relação de transmissão secundária: Pinhão: N/A, Coroa: N/A

Dicas para preparação da XR 200

PREPARAÇÃO DO MOTOR

  • Instalação do kit no moto para almentar a potência. São basicamente os mesmos kits da CRF 230. Será necessario abrir a camisa. Há kits de até 240 cc, a escolha vai pelo gosto do piloto já que os de cilindrada menor respondem bem tem vida util maior.
  • Instale o CDI digital que não corta o giro do motor. O original corta o giro, por exemplo em subidões, dificultando muito a pilotagem.
  • Troque a ponteira original. Instalando uma mais aberta e regulando bem o carburado você pode ganhar uma boa potência.
  • Alivie o peso do magneto. Também outro item indispensável, pois a XR200 não é boa de ganho de rotação. Este é um dos seus maiores defeitos. Mesmo em motos sem kit de potência é interessante está preparação.
  • Trabalhe o carburador. Um bom mecânico irá saber qual a quantidade certa de regulagem q o parafuso de ar precisará, fará um trabalho de abertura do venturi, gigle, etc.
  • Coloque comandos preparados. Fazem uma boa diferença em alta.

PREPARAÇÃO DA SUSPENÇÃO

Vamos falar do ponto mais fraco da XR200 e que tem que ser bem cuidado pois pode influenciar muito em uma pilotagem segura e rápida.

  • Prepare a suspensão dianteira usando válvulas especiais, óleo especiais para a competição OFF- ROAD pois são de melhor retorno no resultado que se é esperado.
  • A suspensão traseira não há muito a ser feito, apenas troque a válvula e o óleo do amortecedor.

PREPARAÇÃO DE PERIFERICOS

  • Prepare o Filtro de Ar retirando os excessos de objetos originais. Coloque uma espuma de filtro preparada para uso OFF-ROAD e também use óleo para filtro especial, pois depois de tirar a proteção do filtro a moto passa a respirar mais e assim se contaminar com a poeira mais facilmente prejudicando o rendimento da moto e até mesmo a vida util do motor.
  • Troque as pedaleiras originais por pedaleiras mais largas. Elas te auxiliam na pilotagem em pé, fazendo ter mais conforto na tocada.
  • Faça um enchimento no banco da moto. A XR200 tem a desvantagem de ter uma ciclistica ruim para a pilotagem sentado em um percurso muito longo. Vá a um capoteiro e peça para preencher aquela parte mais funda do banco o famoso ” COLA SACO “. Vc sentirá a diferença após 3 horas de trilhas.
  • Troque o Guidão por um mais resistente e de postura mais agressiva e alta. Exemplo os guidões FAT BAR lhe dará uma pilotagem mais segura e menos cansativa ao pilotar de pé na moto.
  • Nunca Use Aceleradores rápidos em motos com kit de potência.
  • Instale um protetor de Motor e Protetores de Mão.
  • Prenda as manoplas com arame, para que em caso de chuva não fique escorregando do guidão.
  • Use capa de banco anti-derrapante.
  • Não deixe de ter um farol em sua moto no caso da pratica de trilhas.
  • Use pneus de leves na traseiro, exemplos Rinaldi RW 33 100/110, Metzeler MC 5 100/100, estes são de otimo desempenho.
  • Use relação 48 por 13 em motos com kit de potência e 48 por 12 em motos com cilindrada original.
  • Troque o bracinho de freio pelo bracinho da CG. Ele é maior e melhora o freio de uma forma que vocês não irão acreditar, só depois que colocar que irá entender. Parece pouco mas faz muito diferença na hora de acelerar, vc fica confiante na frenagem.
  • Coloque travas nas rodas dianteira e traseira e use também câmaras reforçadas para OFF-ROAD.

Dicas de preparação baseadas no texto de ERIK ARAUJO

VN:F [1.9.22_1171]

O que achou? Avalie

Rating: 4.4/5 (147 votes cast)
XR 200 Honda | Moto de Trilha, 4.4 out of 5 based on 147 ratings