Fotos e Ficha Técnica da Nova Tornado Honda XRE 300

A Honda divulgou fotos e informações oficiais sobre a nova Honda XRE 300, a nova Tornado . Veja abaixo o texto de divulgação do modelo e as fotos do novo modelo. Segundo a fabricande, com motor 300cc, injeção eletrônica e design agressivo, novo modelo Honda de conceito adventure touring encara qualquer desafio. Será que alguém vai conseguir fazer ela encarar uma Trilha? (Texto Honda) Visual adventure aliado a uma pilotagem mais confortável, adequada tanto ao uso nas cidades quanto em estradas não pavimentadas. Foi com este propósito que a Honda desenvolveu a XRE 300, novo modelo que integra seu line up de motocicletas nacionais.Para tornar este conceito realidade, foi aplicado design marcante, motor com 300cc, posição de pilotagem mais confortável e novo chassi tipo berço semi-duplo. Com tais características, busca-se conquistar os usuários da XR 250 Tornado e da NX4 Falcon, além de proprietários de modelos de menor porte que buscam sofisticação e diferenciação.A XRE 300 atende às expectativas tanto de iniciantes no mundo das duas rodas quanto de motociclistas mais experientes e é ideal para quem necessita de um meio de locomoção para o dia a dia nas cidades e para aqueles que desejam viajar ou se aventurar por estradas de terra nos finais de semana.O DNA off-road herdado da XR 250 Tornado é evidente em todo o projeto da XRE 300, a exemplo das suspensões de longo curso, do escapamento com saída alta, do paralama principal elevado e do secundário, que protege contra respingos. Somado a tudo isso, foi adotada a tendência “adventure” na nova motocicleta, que apresenta linhas agressivas e modernas, transmitindo sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria.Na dianteira, o farol multi-refletor, com lentes em policarbonato de 60/55W, oferece excelente visibilidade noturna e é envolto por uma carenagem em preto texturizado, que garante grande resistência a riscos. Já o paralama principal, integrado à carenagem do farol e aos defletores laterais, possui formas que transmitem a sensação de força e velocidade.O novo painel é completo e totalmente digital. Está integrado à carenagem do farol e traz marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia da injeção eletrônica PGM-FI, piscas, farol alto e neutro.O escapamento preto de saída alta, envolto por protetor em prata; as rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio na cor preta; e os pneus de uso misto conferem porte e visual ainda mais arrojado.Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência. As alças largas proporcionam conforto e segurança para o garupa, enquanto o bagageiro facilita a acomodação de carga, uma vez que possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauleto (disponível no mercado).A motocicleta traz motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar e com radiador de óleo, que, em combinação com a injeção eletrônica PGM-FI, possibilita respostas precisas ao comando do acelerador.Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade e desempenho em qualquer situação de uso. Esses valores representam uma significativa melhora de desempenho quando se compara o modelo à XR 250 Tornado, que desenvolvia potência máxima de 23,3 cv a 7.500 rpm e torque de 2,42 kgf.m a 6.000 rpm.A utilização da exclusiva injeção eletrônica PGM-FI, aliada ao catalisador e à válvula PAIR instalados no sistema de exaustão da motocicleta, faz com que a XRE 300 atenda, com folga, aos índices de emissões de poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Enquanto a legislação permite emissão máxima de 2,00 g/km de monóxido de carbono (CO), 0,3 g/km de hidrocarbonetos (HC) e 0,15 g/km de óxido de nitrogênio (NOx), a XRE 300 emite 0,849 g/km de CO, 0,1 g/km de HC e 0,081 g/km de NOx.A XRE 300 possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que permite o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 12,4 litros (reserva de 2,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.O novo chassi, do tipo berço semi-duplo, oferece agilidade e fácil pilotagem, além de comportamento mais estável em qualquer situação. A XRE 300 apresenta relação entre comprimento, largura e altura de 2.171 x 830 x 1.181 mm e entre eixos de 1.417 mm. Sua distância mínima do solo é de 259 mm, enquanto a altura do assento é de 860 mm e seu peso seco é de 144,5 kg.A ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, que privilegia o conforto e oferece ótimo encaixe das pernas junto ao tanque. O guidão, com novo posicionamento, permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos.Para o garupa, o conforto é garantido pelo assento, que o deixa em posição mais elevada, e pelas alças em alumínio, com melhor empunhadura.A suspensão traseira monoamortecida do tipo Pro-Link, com tensão de mola ajustável e exclusiva balança de alumínio (Aluminium Swing Arm), proporciona pilotagem macia e agradável em todas as situações, mantém o pneu sempre em contato com o solo e amplia a capacidade de tração em qualquer terreno. Já a dianteira, do tipo garfo telescópico de longo curso, assegura elevada capacidade de absorção de impactos, robustez e resistência a torções.O freio dianteiro a disco, com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e o traseiro também a disco, com 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples, proporcionam grande eficiência e progressividade nas frenagens. Na cor dourada, os cálipers conferem visual ainda mais sofisticado ao modelo.A segurança é reforçada pela presença do shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) aliado ao comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).Disponível nas cores preta, vermelha e amarela metálica, a motocicleta chega à rede de concessionárias autorizadas em agosto e tem expectativa de vendas de 40 mil unidades no período de um ano. Seu preço público sugerido é de R$ 12.890,00 (base Estado de São Paulo) e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)

Ficha técnica da Honda XRE 300 2012

MotorDOHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada291,6 cm³
Sistema de alimentaçãoInjeção eletrônica PGM-FI
Potência máxima26,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro X Curso79,0 x 59,5 mm
Transmissão5 velocidades
Sistema de partidaElétrica
Capacidade do tanque12,4 litros (2,3 litros de reserva)
Tipo do chassiBerço semiduplo
Comprimento x largura x altura2.171 x 830 x 1.181 mm
Suspensão dianteiraGarfo telescópico com 245 mm de curso
Suspensão traseiraPro-link com 225 mm de curso
Freio dianteiroDisco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
Freio traseiroDisco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
ChassiBerço semiduplo
Altura do assento860 mm
Pneu dianteiro90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro120/80 – 18M/C (62S)
Peso seco144,5 kg (Standard)151 kg (C-ABS)
CoresAzul metálica, verde metálica e vermelha metálica.
PreçoR$ 12.890,00 (Standard)*R$ 15.390,00 (C-ABS)*

Comments

  1. wwhoah this weblog is excellent i love studying
    your posts. Stay up tthe good work! You recognize, many persons
    are searching round for this information, you could aid them greatly.

  2. e este problema de cabeçote que estão falando e do apagão que elas estão fazendo a HONDA ja deu respostas pq ja muita gente insatisfeito com a xre 300 de 2010 a 2014

  3. Hmm it looks like your site ate my first comment (it
    was super long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say,
    I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new
    to everything. Do you have any points for first-time blog writers?

    I’d genuinely appreciate it.

  4. claudio says:

    Gostei muito desta moto mas ouvi dizer que ela vaza óleo no cabeçote e tem apagões do nada, e que também joga tudo do pneu dianteiro no farol e no condutor, é verdade isso?

  5. Bruno de "RIO VERDE GO" says:

    Eu gostaria de saber quantos litros de oleo de motor ela precisa? e qual melhor oleo?

  6. Tony says:

    nossa o peneu ficar lizo com 9 mil fala serio mano é uma XRE q e motor 300cc faser 31Km/litro sem condiçao a minha moto e uma honda nxr Bros 150 ela so fas 30Km por litro ima gina se issu e verdade um motor 300cc comsumir menos q um 150cc

    • leandro says:

      amigo motor mais potente faz menos força para ganhar velocidade sabendo acelerar isso e bem possivel

  7. Ed Guilherme says:

    Adorei a moto, adquiri uma há uma semana na troca por uma yamanha fazer250, além do conforto, o consumo de combustível é excelente.
    A minha tá fazendo uma média de 28km/l

  8. geovany says:

    A Honda XRE 300 tem que sumir e tornado 250 tem que voltar a 250 e muito melhor!!!

  9. Douglasdemelo says:

    ola a xre 300 as bengala é mesas saõ mesma mididas da xr 250 tornado

  10. marcelo peruip tomaz cunha says:

    quando comprei a minha moto xre300 ela estava morrendo direto cortando o sinal ela calava quando eu reduzia e parava no sinal (moro em resende ela teve quer ir para sao paulo ficou na mao dos mecanicos de la e ate agora nao morreu mais fiquei satisfeito).

  11. Mariana says:

    adorei vou comprar uma pra mim ….

  12. Sandro Carvalho says:

    por favor`quero saber quantos km ela fas com um litro

  13. janos says:

    olha a xre esta quase prota para ser bem vendida se vocês mudarem a frente dela deixando de ser direta com a carenagem e embutir na mesa de derisão sera outra moto e sera perfeita para os brasileiros c divertir com ela

  14. Noia says:

    ela eh linda ate a hora que vc vira o guidao todo pro lado… Fica muito estranho o bico de pato ( paralama dianteiro ) fixo sempre pra frente, nao acompanha a roda dianteira… parece que a moto eh “torta”

  15. elio ribeiro de farias says:

    Por favor,quero saber quantos km ela faz com um litro.
    Comprei uma faz uma semana é muito boa.

    • Ssjonasborten says:

      o mano a minha 98 km com um litro

    • Henrique says:

      Comprei a minha em 2010, moto excelente, fiz uma viagem pro Rio onde andei com um tanque a 100 km/h ela fez 31 km/l, reabasteci e andei com o cabo envergado 145 km/h ela fez 23 km/l. ou seja economica no meu ver.
      Para mim o unico defeito foi o pneu trazeiro, tem a borracha muito mole ficou liso com 9 mil km, troquei por um Scorpion e já andei mais 20 mil e ele está inteiro ainda. o dianteiro ainda está bom.

      • gomes says:

        meu amigo, a verdade e que eu pago a quem provar q conseguiu fazer mais de 20km/litr.sem levar ela nas costa. a moto foi feita pra andar,e eu ando.nao ando mais q em media 135km/h. enchie o tanque ate o talo e fiquei na rua apois 185km percorrido.divida ai 185por12,4 e tire sua conclusao.nao fassa propaganda enganosa meu amigo a honda ta pagando a vc.

  16. suelen says:

    muitooooo shouuuuuuuuuuuuuuuuuuu linda demais….

  17. Rosângela sales says:

    ADOREI ESSE NOVO MODELO, VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS. FIQUEI APAIXONADA, QUERO GANHAR UMA BJS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Speak Your Mind

*