Como Começar Fazer Trilha de Moto? | Dicas Iniciantes

Com o artigo “Como Começar Fazer Trilha de Moto?” publicado originalmente no Blog do Xará damos início a uma seção semanal de textos com dicas para iniciantes. Serão artigos com dicas do Xára, trilheiro e professor de pilotagem, de como treinar para melhorar sua tocada e andar com segurança.

Beleza ai, cumpadre.

Nosso esporte ta crescendo muito,o que é bem bacana. E não podia ser diferente, pois, o prazer, a alegria, o companheirismo, aquela “disputa” saudável na hora de subir um morro, ou passar em um sufoco, rejuvenesce, e tira toda a tensão do dia a dia. Isso sem falar das montanhas, rios, matas, chuva, poeria… nóóó!  É muito bom.

É muito bacana também, porque pode ser praticado pela família toda… pai, mãe, filho, filha… papagaio  não… é proibido, tá em extinção.  Muita  gente me pergunta com se faz pra começar a fazer trilhas.   Bom, sem companheiro e equipamento não da né. Acho que todo mundo conhece um trilheiro, é só da um toque nele e correr atrás da parafernália.  Hoje temos uma variedade enorme de equipamentos na praça. O valor do equipamento completo varia mil quinhentos reais até cinco mil reais. To falando de bota, calça, camisa, capacete, colete, joelheira, cotoveleira, luvas, óculos e bolsa pra ferramentas e pra água.  Se o bolso tiver apertado, sempre tem um trilheiro que sabe de alguma coisa usada, e em bom estado.

Depois vem a moto. Pra quem tá começando, não é preciso uma moto muito potente… pode até atrapalhar. Temos hoje no mercado ótimas motos nacionais que encaixam muito bem em nossas trilhas e nossas  tocadas.  Temos motos O km na faixa de vinte e cinco mil(importadas ) e nacional O km na faixa de onze mil. Usada, na faixa de cinco mil. Essa você tem que ficar esperto pra não comprar fumão. Tem nego, que só coloca gasolina… anda…anda…  depois vende. Perigo danado. As nacionais usadas mais antigas, costumam estar com a documentação atrasada. As importadas, vc tem que conferir  a nota fiscal. Pode ser um problemão.

Se passar batido por esses “empecilhos”, você tá mesmo a fim e vai gostar muito. Esse “gostar muito” pode vir  do jeito que levam você pela 1a vez nas trilhas. Acontece muito de levarem o cara, e não darem devida atenção que o estreante precisa. Pelo contrário, tem gente que gosta de matar o cara na primeira trilha.rsrs. É divertido, mas não é bom. Pode assustar, traumatizar, machucar… mas também pode fazer você amar. Vem de cada um. Particularmente, eu acho que você deve sair com um piloto mais experiente só por sua conta. É importante que você acostume com os equipamentos, com a moto e até mesmo em andar na terra, antes de sair com a galera. Então, vá e ande em umas estradinhas abandonadas, depois, umas trilhas mais soltas, tente andar em pé, passar marcha em pé… vai te ajudar muito no futuro.  Ande com os braços abertos, cabeça mais pra frente, e assim vai… é importante que seu companheiro te dê esse apoio.  Faça isso algumas vezes, depois comece a pedir trilhas um pouco mais difíceis. Nunca tenha vergonha de perguntar algo pra pilotos experientes. Eles podem te passar muita coisa.  Observe como se posicionam, o barulho das motos, enfim… ficar de olho e ter paciência. O tempo é que vai te melhorar, não adianta querer acompanhar macaco velho no começo. É perigoso pra danar.  O bom mesmo, é procurar fazer um curso com alguém que já da aulas, assim, você vai pegar as técnicas de pilotagem, e vai adiantar em muito o processo de aprendizado. Com técnica, sua tocada cresce muito mais rápido do que por instinto.

Outra coisa muito importante, são as estradas de terra. NÃO PODE CORRER EM ESTRADA DE TERRA, É MUITO PERIGOSO E SEM GRAÇA.

Vlw!!! Abraços e boas trilhas.

VN:F [1.9.22_1171]

O que achou? Avalie

Rating: 4.4/5 (30 votes cast)
Como Começar Fazer Trilha de Moto? | Dicas Iniciantes, 4.4 out of 5 based on 30 ratings

Comments

  1. André says:

    Belo post. Parabéns!!

    Sempre tive vontade de fazer trilha, mas nunca tive oportunidade. Pior, tenho muito medo. Comprei uma moto de trilha recentemente, mas ainda falta coragem, rsrs.. Ainda tenho que comprar o restante dos equipamento, só entro nela quando estiver devidamente equipado e olhe lá. Na minha região o povo corre demais na trilha, isso é ruim. Se brincar vou vender a moto antes de fazer a trilha. Abs

    • Marcos Xará says:

      Fala André,blz? Obrigado por entrar no site Clube da Trilha e deixar seu comentário.
      Olhe, Você ja tem os principais iténs pra pegar embalo e fazer trilha…a vontade e a moto.
      Você esta certíssimo de não querer andar sem equipamento. Isso ja é sinal de maturidade pra se tornar um bom piloto. Quanto ao medo, é normal e faz até bem, porque nos limita a não correr grandes riscos.
      Agora, é importante você não querer acompanhar os “macacos velhos”, esses além de terem experiência, ja conhecem todos os caminhos.
      Também não pode sair sozinho, procure um outro iniciante e comece a andar em estradinhas de terra, depois pegue uma trilhinha pequena e solta(sem sufoco) e assim você vai quebrando essa barreira.
      Se você vender a moto sem experimentar o prazer e a liberdade de andar nas trilhas, isso vai ficar para sempre atravessado em sua garganta ou na sua alma. Tenha paciência, compre o resto dos equipamentos e não tenha medo de ser feliz.
      Tem piloto que é feliz correndo,procurando sufocos,competindo e tem piloto que também é feliz pelo simples prazer de andar de moto no mato e ter contato direto com a natureza.
      Isso você só vai saber depois de um tempo fazendo trilha.
      Abraços,boa sorte e boas trilhas.
      Xara.

      • André says:

        Boa tarde Xará, Obrigado pelo incentivo, vou precisar, rsrs.

        Na verdade eu tenho até um certo conhecimento com moto, mas de asfalto, tive algumas, agora tenho uma Srad 1000, as vezes rodo com ela na pista. Acredite, confio mais em uma moto no asfalto a 230, 250, 280 km/h que a 40 km/h na trilha. Eu sei que soa estranho, mas é verdade o medo é grande, todos me chamam de doido quando falo isso, hehehe.

        Como eu disse o grupo aqui corre muito e fazem trilha todo final de semana a anos, vou ter que selecionar alguns pra rodar comigo primeiro, acredito que tudo é técnica, parecido com uma pista.

        Agora que é certo que vou da trabalho eu tenho certeza, mas antes de desistir como cheguei até aqui, pelo menos uma trilha vou fazer, ou então até eu cair, hehe.

        Mais uma vez obrigado pela atenção e incentivo. Abraço.

  2. Marcos Xará says:

    Boa Eder.
    Legal demais as nossas dicas estarem te ajudando.
    Continue treinando,fazendo trilhas e não perca o ritmo. Trabalhe bastante em oito com os pneus, concentre bem na frenagem, não freie sentado. Rapidinho você vai estar acompanhando os macacos velhos de trilha.
    Bons treinos,bopas trilhas e qualquer dúvida, é só dar o toque.
    Abcs.

  3. eder says:

    bacana demais este post ,m ajudou bastante começei no esporte agora e estou adorando seguindo suas dicas acho q vou ser um bom trilheiro,valew mano!!!!

  4. Lucas says:

    Só não começo a fazer trilha porque sou muito baixinho…mas aprecio muito o esporte

    • Marcos Xará says:

      Fala Lucas,blz?
      Olhe, não vejo problema na sua altura pra fazer trilha. Vejo até crianças fazendo trilha em motos de adulto.
      Hoje no mercado tem a CRF 230 que é uma moto muito boa. Encaixa em qualquer trilha, manutenção barata e é uma moto que não da pra um carta grandão usar, a não ser que ele mude as suspensões. Procure uma oficina, uma loja e sente na moto…peça pra algum piloto te ensinar a manter o a moto no ponto de equilíbrio.
      Rapidinho você pega o jeito e depois, qualquer moto vai servir pra você.
      Não perca mais tempo, é um esporte muito prazeroso e vale a pena…pode procurar o pessoal do clube da trilha (Salsicha).
      Abração.

  5. Fala galera da trilha, bacana o site, acessem também http://bloglama.com.br, uma rede social totalmente voltada para o motociclismo Off-Road, venham nos visitar.

  6. Marcos Xará says:

    Muito bacana a iniciativa de colocar de novo no site as “Dicas de pilotagem do Xará”.
    Esse trabalho foi e esta sendo feito de coração.
    Anos de trabalho, bons frutos colhidos e principalmente amizades eternas.
    Qualquer dúvida, é só dar o toque e podemos tentar esclarecer.

  7. bruno says:

    Gostei, bacana!!!!

  8. Bruno Demartini says:

    Gostei,bem entusiasmante.

  9. chateado says:

    nossa pensei que iria ter informaçoes uteis… um site que tem tudo pra dar certo… por favor né :(

    • Bruno Demartini says:

      Aposto que vc nao sabe nen andar de moto,para falar que esse post nao foi interessante.

Speak Your Mind

*