Manutenção Moto | Como Apertar Raios da Moto Sem Empenar a Roda

Levar um tempo para apertar raios da sua moto pode parecer algo básico que não exige nenhuma técnica, mas isso não é necessariamente verdade. A falta de aperto pode causar pneus furados, raios quebrados ou aros empenados. Identificar raios frouxos é uma tarefa fácil, basta uma batidinha com chave de metal em cada raio, como se estivesse afinando um instrumento musical, os que vibrarem desafinados precisam de aperto. Mas nem pense em sair apertando de um por um até o fim da folga, isso desalinharia completamente a sua roda. Nessa hora você deve seguir um esquema simples que faz toda a diferença mantendo a roda alinhada. A técnica é a seguinte: apertar todo terceiro raio mas, não mais que meia volta por vez.
Aperte sempre o terceiro raio

Aperte sempre o terceiro raio

Primeiro Passo: Comece apertando o raio mais próximo do bico da câmera de ar, esse será o raio número 1. A coisa mais importante que você deve se lembrar durante essa processo é apertar apenas meia volta por vez cada raio. Apentando mais que meia volta você pode acabar empenando o aro. Tome o cuidado de deixar todos com o mesmo aperto, às vezes será preciso apertar e às vez não. Além disso, é uma boa idéia manter uma mão no último raio que foi apertado, assim não se perderá durante a manutenção.Segundo Passo: Continue o processo apertanto cada terceiro raio. Após apertar o raio número 1 pule os raios 2 e 3 e aperte o 4. Siga esse padrão pulando dois raios e apertanto o terceiro. Assim você apertará os raios número 4, 7, 10, 13 e assim por diante.Terceiro Passo: Enquanto você gira a roda apertando os raios, os que tinham sido pulados vão sendo apertados de forma que o aro permaneça alinhado. Isso deve ser repetido quantas voltas forem necesserárias até que todos os raios estejam apertados uniformemente. Essa é a chave para manter sua roda forte e alinhada.

Comments

  1. Leonardo says:

    Qual chave se usa pra apertar? Bao tenho nenhum e vou ter que comprar

  2. carlos says:

    Gostari de polir meus raios da moto e possível

  3. bia sousa says:

    outro dia meu pneu furou e na câmara de ar ficou a marca do arrebite e um furinho bem no meio, é sinal de que tenho que apertar os raios?

  4. Silvério says:

    Motociclistas de Londrina e Região.
    Recupero rodas de moto (raiadas). Faço troca de raios, alinho aro e recupero folha do aro amassada. Tudo feito com equipamento hidráulico moderno, oferecendo assim um serviço de qualidade com ótimo preço. Faça um orçamento e confira. Ligue (43)3326 5870 (43)8414 7225 (43)9992 0326 ou pelo e-mail: [email protected]

    • roberto says:

      amigo você consegue os jogos de raios zincados para
      xtz 250x ano 2008
      os aros são originais aros 17

  5. Júlio César says:

    nao precisa… so tem que prestar atencao para nao desalinhar o aro …

  6. Fab9 Csouza29 says:

    Tem que esvaziar o pneu para fazer o aperto dos raios

Speak Your Mind

*