Como Empinar Moto Passo a Passo com Segurança

Nesse artigo (guia) traremos dois métodos para você aprender como empinar moto  passo a passo. Cada treino tem suas vantagens e no final o resultado será você aprendendo como empinar sua moto. No primeiro método o foco é o controle do freio traseiro para que se tenha segurança durante a empinada. Você deve ir desenvolvendo o controle de todos os comandos da moto. No segundo método o foco é o equilíbrio da moto desde o primeiro instante e o controle do freio traseiro fica pra depois.  Você pode aprender como empinar moto usando qualquer dos métodos ou mistura-losdependendo do seu estágio de evolução.

Em teoria, aprender como empinar é muito fácil. Você deve escolher a marcha que vai empinar dependendo da potência e peso de sua moto. Com a moto em movimento, com o motor entre média e baixa rotação, aperte a embreagem e acelerando solte a embreagem quando o giro estiver alto. A moto irá subir e você deve deixar a moto levantar até sentir que não precisa mais do acelerador. Neste ponto você terá achado o ponto de equilíbrio e deste ponto pra frente, a empinada termina se não acelerar, deste ponto pra trás é vaca se você não sabe frear. O resto é pratica, quanto mais você treinar mais tempo conseguirá andar empinado.

Mas na prática, aprender como empinar moto exige muito treino e dedicação. Estude os métodos descritos abaixo e veja os vídeos explicando cada um deles. Quando aprender a empinar com segurança, você que faz trilha deve treinar empinar em pé nas pedaleiras, que além de muito bonito, é muito mais útil que empinar sentado. Você pode passar por obstáculos com muito mais facilidade e velocidade quando dominar a técnica. Boa Sorte!

Taddy Blazusiak Erzberg Rodeo Como Empinar Moto Passo a Passo com Segurança

Dicas Básicas de Como Empinar Moto

  • Nunca treine sem equipamento. Seguindo as instruções a chance de você  cair tentando empinar caem drasticamente, mesmo assim o risco existe e você não vai querer passar dias tratando raladas, na melhor das hipóteses.
  • Treine em subida leve. É muito mais fácil empinar em subida. A moto já estará levemente inclinada, o que facilita a empinada, e a distância das suas costas para o chão será maior. Além disso é muito mais fácil controlar a velocidade morro acima.
  • Aprenda a usar o freio traseiro. O freio traseiro é seu sinto de segurança durante a empinada. A qualquer momento é só dar um toque mais forte que a moto vai descer. Treine até  ter certeza conseguirá fazer isso caso a moto comece a virar.
  • Quanto mais para trás na moto mais fácil de empinar. Isso tem a ver com o ponto de equilíbrio da moto. Quanto mais próximo do eixo da roda traseira da moto, menos força do motor será necessária para levantar a moto.
  • Toda força que colocar para baixo na suspensão dianteira empurrará de volta na hora de empinar. Isso ajuda muito se você estiver tentando empinar a moto parada. Empurre a suspensão dianteira para baixo (pode usar o freio) e ao soltar acelere, a moto levanta muito mais fácil.

Passo a passo como empinar moto – Método 1

Passo 1:
Acostume-se a usar o freio traseiro, ele é seu cinto de segurança. Você deve treinar até estar apertanto por instinto, sem pensar. Para isso, com a bunda um pouco mais atrás no banco do que o normal, você vai começar a encher o motor da moto e soltar a embreagem, gradativamente até a moto começar a levantar a frente. Lembre-se que nesse primeiro momento você esta aprendendo a freiar, então não se preocupe com o tempo que a moto fica levantada. Assim que ela levantar você freia, é isso, repita até ter certeza de que numa emergência a primeira coisa que fará será pisar no freio.

Passo 2:
Agora a coisa ficou séria, em um local inclinado venha bem devagar e aumentando a aceleração a rotação do motor subir e solte a embreagem no momento em que tenha força suficiente para levantar a frente. Se ainda assim estiver tendo dificuldade para empinar, a dica é dar um toque no freio um instante antes de acelerar, a suspensão será comprimida e dará o impulso necessário pra a moto levantar.

Passo 3:
Agora que a frente subiu vamos treinar o equilíbrio. Mantenha-se confortável, tenha o controle do guidão, ele é seu apoio para inclinar o corpo e ajudar a moto a subir ou baixar quando necessário. Aproveite que é uma subida e comece a bombar o acelerador ela fará movimentos de subida e descida da roda dianteira conforme você girar o acelerador, aproveite treinar seu equilíbrio dosando sempre a aceleração e fazendo a subida várias vezes. Na subida você dificilmente usará o freio a idéia agora e aprender a controlar o acelerador.

Passo 4:
Agora é treinar, você já sabe como empinar moto e precisa de prática. Procure treinar em subida para que a moto não ganhe muita velocidade. Continue executando os passos anteriores, levante a moto até o ponto onde ela fica leve e mantenha a posição ora com o freio, ora com o acelerador.

Vídeo de como treinar o método 1 de como empinar moto

Passo a passo como empinar moto – Método 2

Passo 1:
Parado, com os dois pés no chão, levante a moto e mantenha ela empinada. Esse primeiro momento serve para você identificar o ponto de equilíbrio da moto empinada. Aqui você estará usando apenas a embreagem e o acelerador para mante-lá equilibrada. Se estiver com dificuldade para empinar a moto parada, use a suspensão dianteira. empurre a suspensão dianteira para baixo (pode usar o freio) e ao soltar acelere, a moto levanta muito mais fácil.

Passo 2:
Com a moto já empina e direcionada para uma subida leve, apoie a bunda no banco da moto e mantenha os dois pés no chão. É a hora de começar a andar com a moto empinada.  Começe a usar o acelerador para fazer a moto andar. O foto é manter a moto empinada. Mantenha os pés arrastando no chão e a bunda sentada no banco. Agora é treinar até conseguir andar grandes distâncias com a moto empinada. Ter uma moto mais baixa ajuda muito nessa hora. Viva a CRF 230.

Passo 3:
Agora que você já consegue andar um bom tempo empinado é hora de começar a usar o freio traseiro. Com a moto empina e em movimento, começe a treinar colocar o pé direito na pedaleira enquanto o esquerdo continua apoiado no chão. Se antes o que impedia a moto de virar eram seus pés no chão agora é preciso treinar o controle do freio traseiro. Continue o treinamento empinando morro acima usando o freio traseiro para ajudar no equilíbrio da moto.

Passo 4:
Você já sabe como empinar moto e tem controle do equilíbrio e do freio traseiro. Usando o mesmo método, agora é hora de tirar os dois pés do chão e manter a moto empinada. Depois é treinar empinar já em movimento com os dois pés já nas pedaleiras.

Vídeo de como treinar o método 2 de como empinar moto

Mais vídeos de como empinar moto

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Comments

  1. nao consigo levanta minha pop de segunda pq será?

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  4. loz:: abusadinhos says:

    Velho aki na cidade aonde moro o file msm e empinar
    Na frente dos eroi kkkk eles pira
    Temta tenta pegar mas nao consegue compramos
    Uma pop pra facilitar o trabalho deles bora ve oqe
    Vai dar kkk teste domimgo kkk
    O bicho fica doido quando nois sai pra ruaça para a cidade kkkk os tio e muito molhinho kkk

  5. gustavo says:

    olha eu tenho uma cb 300r quais as dificuldades que eu vou ter pra aprender a enpina

  6. Carlos Henrique says:

    Olha tenho 15 anos, e tenho uma POP ela é uma boa moto para começar enpinar ??

  7. OLÁ TENHO 21 mais não sei empinar eu sei andar de moto gostaria de saber se tem uma idade certa pra aprender a empinar moto e qual moto e mais fácil .

    • mauricio says:

      o meu amigo nao tem idade serta mais a moto vc tem que começa com uma moto mais fraca pq si vc começa da grande sem sabe de nada vc vai si mata e o segredo é aprende a controlar o freio da moto nao adiante vc quere ja sai arebentando tudo tem que comesa na moral

  8. carlos henrique says:

    amigo tenho uma zig 50 quero aprender a empinar me ajuda urgente

  9. anderson says:

    Eu tenho uma xtz 125 só q consigo enpinar ela só emleves subida, em retas não consigo ir muito longe pois ela vira muito para traz e quandi perto freio ele desse muito kk alguma dica ai

    • mauricio says:

      meu amigo o freio vc tem que aperta de vaga so pra moto nao passa do grau pq si vc aperta com tudo ela vai desse mesmo entao da um toque de leve so pra nao vira abraço

  10. Jerdeson says:

    OLá galera…
    Tenho uma tornado 250cc…
    Puxo blz… de Primeira… Ate levo um pouco, mais ñ consigo Passar para segunda… ela desce.. alguma dica aew…
    flw

    • douglas says:

      uhu to d mais antes naum andava nem uma quadra hj andei dusa e meia . valeu as dikas

  11. mauricio says:

    meu amigo so uma duvida ou alguem podi mi ajuda eu to treinando dar um grau mais to com uma duvida eu presiso controlar na embreagen tambem ou so no freio mesmo

  12. luckas says:

    eu tenho uma pop 100 eu jah coloquei uma garupeira nela mais naum consigo anda muito keria uma dica

  13. ai mano pra informaçoes vc me manda sms ou me liga esta ai (015 27 996189012

  14. rafael says:

    cara eu empino até ralar e freio mais a moto ou volta para frente ou para traz quanto ela esta no ponto do grau eu acelero e ela não volta para o grau ela abaixa se eu fico controlando com um dedo na embreage vem para traz muito rapida
    e ralo a curasqueira e volto no freio 150 carburada me da ums dicas ae

  15. ai amigo coloca um carburrador de tornado que vc vai ver ela vira um monstro

  16. jefer boita says:

    Galera!me ajuda ai.comprei uma
    Xl 125 e aumentei as cilindradas
    Para 200 e coloquei um
    Pistao d crf 230.que carburador
    Eu devo botar???

  17. mauricio says:

    meu amigo pra mim dar um grau eu tenho que controla a moto na embreagen e no freio ou só no freio

  18. lucas de david says:

    KARA TENHO UM CG 125 E ME DO BEM ENPINANDO

  19. antonio says:

    Ola amigos fã de grau de moto.. eu tenho uma motard stx200 e não consigo empinar ela. mas to treinando , queria saber se por eu ser pequeno tem mais dificuldade em apreender, tenho 1,67 e 60klg???

  20. boa tarde, tenho 1,80m e 115 kg, minha moto é uma cb 1000r vc acha q posso aprender andar de uma roda. sempre sonhei \com isso!!

  21. Edpo Santi says:

    Eai galera quero aprender a empinar uma
    biz 125 2012/2013,Eu só tiro o pneu da frente só uns 30cm , tenho 14 anos.Alquem ai me ajuda ?

    • david says:

      kara vc tem q ir assim msm, continua fazendo isso so q cada vez mais vc vai tirando a roda do chão e aperta o freio e assim vai pow..so naun esqueçe do freio pow…

      • Edpo Santi says:

        Ta ok então vo ficar treinando.
        E não vou esquecer do freio kkkk, de bicicleta eu ja to foda solto a mão esquerda esquio , na bike eu to bom falta a moto agora!

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • é muito fácil empinar biz tenho 14 anos também e empino uma crypton 2011 é bota a segunda marcha reduzir e segurar para a primeira marcha e acelera e solta daí vc consegue empinar mas tem que ter equilíbrio e freio traseiro!!

  22. yllamon says:

    Sem dúvidas,, é o melhor site q ja vi;

  23. Ester says:

    oi eu tenho uma CG 125 mais axo ela um pouco pesada, queria saber se a marcha influencia na hora de subir.

    • david says:

      Kara nenhuma moto é pesada..
      basta vc acelerar q ela sobe facil…
      coloca a primeiro macha e tenta…

  24. luiz henrique says:

    eu consigo empinar minha brons na primeira macha mas percebo que ela pede outra macha ,no momento nao estou pratico pra a mudança de macha como eu faço pra empinar ela na segunda ???? agradeço

  25. Alvaro says:

    Tenho uma Bros 150 mas com o motor modificado!!! Levanto pineu nela,mas ainda não aprendi a usar o freio traseiro qual a melhor dica?

    • Danilo Castro Dias says:

      Ficar empinado e quando ver que ela subil ja vai no freio traseiro pr ela decer, faser isso constante mente ater pegar a cordenação de freiar quando for preciso!

    • jefer boita says:

      Quando vc esta com a moto empinada precisa manter a moto em equilibrio a hora de usar o freio e quando voce percebe que a moto ta indo muito para traz ai voce da um toque no freio e assim vc vai mantendo a moto em equilibrio!!!! Falou

  26. edson says:

    e o melhor site que eu já vi.

  27. matheus says:

    cara ..enche o motor e quando e da um toque na embreagem ..dai quando o giro subi solta a embreagem e puxa o guidom e o corpo pra tras.

  28. clenisson says:

    tenho uma 150 titian, ja peguei o jeito de empinar com os pes no chao, consigo empinar bastante, mas o problema é qnd empino com pes na pedalera eu fico pendendo pro lado, nao consigo deixa-la equilibrada, resultado, nao consigo empinar com os pes na pedaleira

  29. wesley says:

    queria aprender a empinar no freio na minha pop 100

  30. Alberto Santos de Jesus says:

    Obrigado! Vou praticar com certeza.
    Vc é o KARA!!!!!
    Gostaria de vê novas publicações.

  31. Gordin says:

    galera tenho uma cb 300, to aprendendo a empinar maais eu so consigo erguer, como faço pra leva ela na ar? me ajuda ae po.
    voce que tao aprendendo a empinar nao recomendo empinar com moto grande nao, comese com uma 150 ou uma 125, eu to aprendendo com a 300 mais nao recomendo nao ela é muito forte. se for aprende com ela levanta em 2 marcha.

  32. Lennon says:

    eu tenho uma 150,eu tenho a moral de levanta até da uns graus mais não consigo mante ela retinha equilibrada,sempre ela vai caindo de lado,alguém tem uma dica?

    • Douglas santos says:

      Cara sai de primeirinha na manha quando engatar a segunda com a moto em pouca velocidade morro á cima, bombe a moto para baixo para que a suspensão dianteira ajude a subir na volta, solte a embrenhagem nessa hora juntamente com aceleração em alta rotação.atente com o freio traseiro a segunda marcha tem forca igual ou mais que q segunda.,ela vai manfat a moto com tudo para cima, boa sorte tenho ima tbem e ja estou bem com ela

  33. Agy says:

    Como fazer com uma quad…raptor 700:::

  34. Rogerio says:

    Valeu pela toque,Amigos trilheiro sou de Tremembe SP ,aqui tem belas trilhas,vamos fazer uma trilha,so entrar em contato que combinamos ok.

  35. Junior says:

    Olá , me chamo Junior e morro de vontade de aprender o Wheeling Tenho uma Honda fan 125 ja consigo levantar ela numa altura legal só que estou com dificuldade em controlar ela no alto e depois que freio a roda traseira com ela no alto não consigo botar ela para voltar pro grau , tem alguma dica que possa me ajudar ?

    • Amigos que quer empinar moto 125cc eo seguinte na hora que amoto estiver no gral vc da uma triscadinha no freio traseiro Ai quando vc ver qe ela vai vira vc da uma triscadinha mais forte e bomba o acelerador mais forte para ela continuar no gral okokro para emais meliga,ou me,manda menssagen,par-este,numero279618_9012 se ajudar sua dificudade me avisa para mais ajuda so me perguntar??????

    • lucas says:

      Cara vc tem que deixar ela bem no gra ai vc continua indo.mas melhor ainda e se vc ir mantendo a aceleragem no alto.

  36. eu tenho uma crf230 enpino nela minha idade e 16 anos vou en trilha de belorizonte e moro de mamonas voce que aprede empinar de moto e aprender fazer trilha ?

  37. Renan says:

    ótimas dicas, mais poderian traduzir o áudio do vídeo para português não entendo inglês

  38. jarmeson says:

    vei eu tenho uma fan 125 eu rasto a rabeta ate uns hora mais quero aprender fazer zerinho
    cm faz

  39. wends says:

    pr vc higor! ja que a sua moto e sem embreagem! vc vai usar o pedal de passar macha. ele serve como embreagem. vc preciona a macha pra baixo e nao solta. ai vc aselera quando vc solta o pedal ela vai levanta! pq se vc estiver com o pedal da macha precionado a moto nao vai sair do luga ela so vai sair quando vc tirar seu pe. ai depende se vc tiver asselerado ela vai da uma arancada pr empina!

  40. cara eu tenho uma pop 100 , mais so consigo tirar o pneu do chao oq eu faço pra levar mais distancia??

  41. cara tenho uma pop 100 e so consigo tirar o pneu do chão mas nao consigo levar ainda oq eu faço???? min ajudar ai alguem blz

  42. otavio says:

    ai eu tenho uma titan 150 queria saber se a posiçaum do guidaum da diferença para empinar, mais pra frente ou traz vlw

  43. evandro says:

    eu tenho uma pop100 já to comçandosó ñ comcigo coloca os pés na pedalera!!!???

  44. Andreia Ferreira says:

    Legal pra caramba empinar. Curto muito isso. Um dia, com fé em Deus eu vou aprender. Só falta eu comprar a minha moto. Meu irmão sabe e não gosta dessa ideia “a irmã dele empinando por ai” … Fica morrendo de raiva quando eu falo que um dia eu vou às trilhas… Vou ser melhor que ele. Me emociono quando vejo alguém empinando… Fico arrepiada… Com um misto de sensações. Vontade e coragem é o que não falta… Espero que meus pensamentos não mudem e que um dia eu possa realizar um dos meus sonhos. Tchau. Valeu pelas dicas!!!!

  45. olá… tenho uma fan 150, eu ja consigo levantar a frente dela, mais as vezes ela quase me jogava para traz…o ponto de equilibrio eu ja tenho, agora falta eu aprender a frear.
    as dicas me serviram muito e creio que agora eu consiga… nunca cai tentando empinar, mais acho que agora vou tomar varios tombos.
    valeu pelas dicas.

  46. Gabriel Félix says:

    Eu tenho uma biz 125 ES eu sei levantar e tal mais da um pouco de medo pq a embreagem dela num é na mão ai tem q fazer bastante força pra ela subir e quando sobe ela vem com tudo.
    Não consigo levantar ela sentado, tenho que ficar em pé ai seguro a 2ª marcha pucho e sento ai quando sento ela já ta com a roda dianteira no ar as vezes ela sobe namoral mais as vezes ela tem uma subida meia agressiva ! rsrs
    uma vez puchei ela veio com tudo encostou a rabeta ai eu fiqei nervoso e coloqei o acelerador pra frente e coloqei os pés no chão e empurrei pra frente denovo só que a rabeta raspou à vera mesmo, ai fui pra casa e passei a faca de serra cortando uns pelinha que fica quando ela encosta no chão. ai depois disso fiqei meio sismado.

  47. lucas says:

    top esse site eu tenho uma pop e ja mando uns grau legal so na hra de passa marcha q dificulta um pouc mas as vezes eu consigo e tenho 14 anos

  48. Henriick França says:

    Caralho Mlk Gostei Muito,Tenho uma titan 150 e estava querendo enpinar mais nao consequia ai procurei e achei esse site,gostei muito,pelomenos agora to conseguino tirar a moto do chão

    • netinho luiz says:

      meu pai tem uma bros 150 e el tenho uma pop são dodas duas preparada pra trilha e el não sei epinar com a bros so com a pop el quiria umas dicas como epinar a bros do mel pai

    • jardel says:

      muito massa essas dicas ### tem uma maneira de pissar no freio melhor por que ja virei a moto umas treis vezes queria uma diga melhor como pisar no freii vlw eessa saty ee muito massa#

    • amigo eo siguinte para comessa regula o freio no mais do minimo porque a150 tem muita arancada mas para vc quere levantar eir embora so raspanda vc empina quando raspa vc da uma em carcada no greio ela ira vouta ai e ahora de da outra bombada no acelerador para ela torna raspar mas cuidado empina de segunda nao empina ela de primeira macha porque quando ela empina ela pode vira epode machucar vc amigo boa sorte mais duvida entre en comtato???????????//

    • marlon says:

      dty 200 nao acha mais kkkkkkk,isso e da idade do meu tatatararararavo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  49. iae , euu queria saber se para empinar em uma moto q nao tem embreagen , e é 50 cc como a traxx , como faz ? espero q responda ! vlw

  50. luan says:

    ola eu gostaria de saber qual moto eu poderia comprar uma dt200 ou um tornado para tilha eu espero sua sugestao?

    • Beleza Luan?
      Cara, são motos muito diferentes.
      Tornado = Muito mais pesada, 4 tempos, mais nova.
      DT200 = Mais leve, 2 tempos, mais antiga.
      Acho que pra começar fazer trilha você se daria melhor com uma 230 (CRF ou TTR), as motos já vem prontas pra trilha e foram projetadas pra isso. Você consegue encontrar usada por um bom preço.

      • Everton Carvalho says:

        por questão de preço aconselho a NX ou XR 200, pois diferem da CFR apenas no fato de a CRF já vir pronta pra trilha e ter 230cc, mas essencialmente são a mesma moto
        o mesmo chassi e o memso motor, diferindo apenas a cilindragem
        enquanto a CRF custa 13mil se acha NX ou XR de 3 mil por aí, daí é so comprar os pneus e a coroa própria pra trilha, e se quiser a roupa da CRF

    • lucas says:

      Cara , para moto é muito melhor uma dt 200

    • dty 200 nao acha mais kkkkkkk,isso e da idade do meu tatatararararavo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • jefer boita says:

      Olha a dt 200 e uma moto extremamente forte falo por esperiencia propria pq eu tenho uma dt 200 por força qualquer uma das duas serve, eu acho q vc deve optar pela dt!!!

  51. queria aprender enpinar a tornado do meu pai preparada pra trilha para enpinar nos troncos q eu faço trilha

    • pois pessa a ele e se ele concordar me procura ai no face LUCIANO ALVES q eu te dou os toques passo a passo eu sei empinar de bros, estrada 200, tornado e pop

      • Danillo says:

        meu rapaz ta osso de te achar pq existem vários luciano alves no facebook me add aew quero aprender empinar
        abç
        DanilloTavares

  52. legal valeu pelas dicas

  53. gabriel says:

    gostei das dicas ,ja estou botando marra.

  54. Hayronslp says:

    eu queria um cursso para encinar a enpinar moto
    iaii temmmm…

  55. Woliveira Wendelloliveira says:

    eu nao consigo deixar ela levantadas oq me ensina eu tenho cg 150 nova 2011

  56. Willian_mallaguti says:

    tem uma dica legai no you tube ai galera ;) esse e o video 3..pra qem ta comecando do zero assista o video 1

    • Jonas says:

      pf galera mida uma moto pf tenho 16 anos moro em ibateguara nao tenho dinheiro suficiente para compra uma moto eu tenho uma so que bateu um moto comprei uma DT com moto de 150 fan 2012 dono dela falou que a moto tava boa pagei 2800 reais dei meu computador nu preço de 1000 reais dei 200 a ele fiquei deveno 600 a ele ele falou que nao vai fazer moto da moto nao pf queria tanto que alguem midese uma moto xr 200 Meu sonho moro em ibateguara Telefone que quizer ligar (88562423) quem quiser ligar na verdade queria uma crf 230 so que ninguem da ner ai so deus eu creio que alguem vai ler isso vai mida a moto a gradeço a todos que leu meu texto

  57. maykon says:

    tenho uma pop 100 e ja emborguei feio a gora e so emcapota mais não bleca e so tenho 13 anos

  58. LENOAR says:

    isso me ajudou muito ja vou bastante com a moto empinada
    valeu BRIGADAO

  59. Rogeriofreitas says:

    vocês deveriam colocar videos em português!

  60. Tayrone says:

    amigo sóh consigo freiar subindo moto no reto nao consigo

  61. DiegoMalloy says:

    Aee tenho uma fazer 250 e queria aprender pelo menos levanta um poko ! da uma dica aee se pudér ! é nóix !

  62. Jsbelarmino says:

    minha moto e muito pesada como e q eu faco minha moto e uma twister

  63. Jogoson2010 says:

    o roger a soft tem embreagem sim q e acionada quando vc preciona o pedal de marcha kkk pega embalo preciona o pedal pra por segunda e quando tiver acelerado ate o talo passa a marcha e puxa ela pra cima :)

  64. vinicius says:

    sou muito novo pra aprender mais quero tentar so tenho 10anos

  65. Gilson F Guimaraes says:

    como trocar de macha quando ela está no grau..

  66. Gilson F Guimaraes says:

    ja tou aprendendo á andar no grau á muleke…..

  67. Rhennon says:

    eu tenho uma xrl toda modificada para rally e quero aprender a impinar

  68. Salles pilouco says:

    É galera empinar moto é uma arti.

  69. David Bianchini says:

    Valeu cara agora estou melhor, pois eu ja sabia so q nao muito bem, agora so fera. valeu cara…

  70. Matheusphr says:

    vou tentar fazer isso
    muito obrigado

  71. Mauricio says:

    eu so naum to emcontrando um lugar pra treinar

  72. Elvinhogatinhocvc says:

    eu (Elvis de Cana Verde) tambem tenho uma xtz 125 eu consigo empinar so do 1 mais quando ela fica reta ela afoga o que sera isso tambem sou um aprendiz…!!!

  73. Mauricio says:

    ja virei pra tras 10 vezes mas eu nao desisisto rsrsrsrsrsr

  74. renan says:

    minha moto e velha mas ninguem conseguiu fazer as manobras que eu faso

  75. Gabriel_22dias says:

    kkkkkkkkkk2012
    kaindo ke aprende
    ou tenho bros mix,eu já cair 1000x.
    e assin mesmo velho.

  76. Mateus10 says:

    valeu eu tenho um pop 100 sera que agora eu perco meu medo de cai mas se que perde eu vou anda no grau huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu so de boa aia

  77. Jonas says:

    nao consigo manter a moto levantada me da uma dica tenho uma bros150

    jonas o reis

    • JONATHAN says:

      CARA ESTO APRENDENDO MAIS O POUCO QUE JA SEI E QUE VC DEVE
      TREINAR DE 1 MACHA AEH VC SOBE A MOTO E PIZA NO FREIO ATE VC DOMINAR ELA TOTALMENTE E CONSEGUIR RALA A RABETA DA MOT,, FEITO ISSO VC PASSAR P 2 MACHA AEH VC SOBE A MOTO E TENTA EQUILIBRA ELA POIS VAI SER FACIO SE VC JA CONSEGUE EMPINAR DE 1 !

    • jefer boita says:

      Cara.depois q vc levantou a moto, e deichou ela nograu e so acelerar e controlar no freio.!!!saco?

  78. Dogmendo says:

    tenho 12 anos eja enpino minha pop 100, e nunca cai.

  79. Wigor says:

    Muito Lokooooo eu enpinei com a moto da minha ,mãe veio loko de mais meu amigo aki fala i eu fassia loko d mais fui ums 6 metro lokoooo loko loko valew ai genti voceis são 10

  80. Gutembergsilva12 says:

    daqui pra frente eu apremder de verdade sem levar muito tombo valeu galera pela dica
    ( fortaleza ce)

  81. Deivson says:

    a moto do meu pai é uma honda 150 titan me respondem aee blz

  82. Deivson says:

    eu queria saber como eu alevanto eu tenho que acelerar muito e soltar a emprenage de vagar ér quero aprender a empinar na moto do meu pai a moto dele é uma 150 honda que pega alcool e gasolina me da aee essa dica que eu quero por favor

  83. Darlangessy says:

    velho tenho uma biz 125 estou aprendo so que toda vez que concigo levar um pouco ela pede a macha e quando eu passo ela abaixa ñ sei oq faço manda uma dica ai!

  84. Valcirmuniz says:

    gostaria de saber qual a melhor marcha para ter o controle para empinar a crf 230, primeira ou segunda ?

  85. Matheus says:

    matheus..tangará da serra
    eu to aprendendo levanatar agora, mas não controle do freio, e queria umas aulas..
    tenho uma biz 100…e só consigo levantar di pop100 …já 1 km e meio…..

  86. JUNIOR_PLAY_LIVE.COM says:

    KKKKKKKKKK EU GOSTEI MUITO

  87. Adaoagentec says:

    que nome se da a placa que coloca no lugar do farol para POR O NOMERAL NA MOTO DE trilha

  88. juniorxx says:

    agora e colocar em pratica

  89. Raggiamil says:

    tou aprendendo a empina numa pop100 mais so consigo anda de dois pq

  90. pii2goo says:

    valeuuu agoraa sooo ando num grauu
    kkkkkkkkkk

  91. Davidbeckham says:

    meu peixe manda umas dicas eu tenho um XLR 125 como eu fasso para empina porq tadas as vezis q eu epino ela eu caio de lado manda uma dicas ai…..

  92. Davidbeckham says:

    é eu tenho uma XLR 125

  93. Laladecachoeiras says:

    tenho amiigos q adoram impinar,elles tem que ler isso,vivem caindo..rs!!
    ls araújo

  94. Joabe says:

    o meu sonho é uma pop 100 quando eu ganhar eu vou empinar muito!!!!!

  95. Gustavo says:

    foi a melhor explicação que eu ja li.. Sobre esse assunto

  96. Roger says:

    cara eu tenho uma 50 tinha soft 50 da kasiski como fasso pra impinar pois ela nao tem embreagem

    • levi says:

      vc pode fazer isto boti foca para trais e sente atrais da moto fica sigurado á maja e aceleri e depois souta a maja mais com o per no frei

  97. Sanik says:

    sanik pereira matos

  98. vinicius de souza alves says:

    e eu tenho uma moto cavasaque ninja
    vou sequiseu comselio

  99. Vinicius de souza alves says:

    e na ora que vo revirar tem que fazer o que

  100. jose emanuel says:

    a trilha hoje em dia esta dando muito dinheiro ? pois ganhei esta moto(bros 125) do meu pai e ja comprei as roupa e equipamentos de trilha e estou pensado em entra na motocross e ai e bom ?

  101. jose emanuel says:

    ha outra duvida qual a moto aconselhada para trilha

  102. jose emanuel says:

    oi sou Emanuel tenho 15 anos e estou com uma bros 125 em que machas eu devo e para empina e esta moto também e aconselhável para moto cross ?

  103. Cleildo Caninde says:

    valeu cara vç é de + eu levava um pouco !!!!!!! mais agora consigo empina muito + do qwe ates meu nome cleildo fui !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  104. Douglasgoga01 says:

    tyoda vez que eu empina qualquer moto o guidâo vai pra o lado e eu caio como faço pra controla ?

  105. Rafael sincaruk says:

    tenho uma xtz levanto no grau só sentado gostei da dica vou aprender de pé valeu

  106. Wagner_jwc says:

    cara eu empino em pé na primeira marcha e depois vou mudando conforme a velocidade da moto é muito maneiro brother !!!

  107. Ritter Diego says:

    meu eu tenho moto deis dos 12 anos, começei a empinar com 15 e hj tenho 26 anos e nunca parei, diminui aquela febre de da grau toda hora toda rua…(NEM TODO MUNDO FAZ IGUAL, ISSO NÃO É PADRÃO) eu insinaria diferente: o que acha de vir de primeira e quando for passa pra segunda marcha vc da uma queimadinha na embreagem e puxa, a 2° eh mais fraca q a primeira a mota nao vai dar tanto tranco e fica mais facil para controlar….tenta ai vc vai ver que é bem melhor…abrçs boa sorte

  108. João Gabriel says:

    bom eu tenhu uma “yamaha TDR 180″ no momento eu so conssigu dar zerinhu com ela =/
    estou loco pra aprender empinar, mais naum conssigu achar um locão bão para issu e muito menos levantar ela, vou seguiri a dicas pra ver se dá certu,
    abraços…

  109. Erico Bg says:

    OI GALERA.MEU NOME E ERICO TENHO UMA FALCON.ESTOU SUPER ACOSTUMADO COM ELA.E UMA BOA MOTO PARA COMEÇAR APRENDER A EMPINAR?.E EM QUAL MARCHA SERIA MELHOR?VALEU BRIGADAO!

  110. juniaors says:

    tenho uma tornado 250,aprendendo a enpinar em pe e muito dificil?

  111. Charley 1989 says:

    gostei mais deixa uns videos ai esplicando melhor

  112. Netobabalu says:

    36 visualizações definir como capa do álbum salvarcancelar

  113. alessandro says:

    pow por favor alguem me ajuda a aprende a empina de moto sou louco para aprende empinar tenho uma pop e uma xtz (urgente)

    • Convidado says:

      po mano mo primeiro passo q eu aprendi a começar a enpinar vou t encinar vc soca a canela pa baixo co a moto parada ai vc acelera e segura a enbreagem ai antes da canela subir toda vc solta a enbreagen e acelera aproveitando a subida da canela ai depois e so vc aprender a uzar o freio no grau + isso aos poucos abrços

  114. Alessandropopizinha_ says:

    pow tenho uma xtz 125 e sou doido para aprende a empina oque eu devo fazer

    • Itamar says:

      o meu nome e itamar como fas para puchar numa roda e asim brimeiro vc fica tentando puchar numa roda parada falo

  115. Genesioguedes says:

    muito legal as dicas,sou curioso nesse assunto,vou aprender,espero q não precise cair!kkkkkkk

  116. Felipemantese says:

    Tenho uma KXF 250 2011 ijetada, empino ela, mas como ela é violenta, nào consigo manter ela muito no ar, é só umas bufadas de 15 metros por ai, já é emocionante, a moto é o capeta, show de bola!!

  117. Rodrigo says:

    eu tenho uma cb 500 e enpinando hoje acabei com as molas dela fui bater no hospital comprei uma cb 600 gastei muito equipei ela coprei um carro 4×4 fui passa nom quebra mola capoto eu ia morrendo ???

  118. jeffeson diego says:

    valeu pelas dicas

  119. Val dinei says:

    e ai veio eu tenho uma 150sport mais e deficil erguela por que sera ?!!!
    muitos amigos meus que manjao empinar nao consegue erguela ,por q sera?!!!

  120. Junio_benevides says:

    porra véi gostei mtu…
    tenho uma fan 150, agora vou treinar bastante com essas dicas!!!
    tenho 16 anos, mas ja sei andar massa de moto!
    só falta aprender a dar o grauu!!
    vlew…

  121. Alemaum4 says:

    da licença…moro em Santa catarina..pessoal aqui da show em qualquer outra parte do brasil em questao de empinar moto… todo mundo sabe. Uma dica que dou e tentar puxar a moto de 2ª marcha, pois a primeira trava muito e deixa o braço cansado rapido. Aki o pessoal arrasta a rabeta com 2 na moto, sendo que tem varios que empinam de 5ª marcha com a namorada na garupa… isso com moto 125 e 150CC original… o segredo e tentar sem ter medo de cair…só assim vai aprender

  122. James Twister says:

    e tenhe alguma dica? com churasqueira fica mas facio aprender?

  123. James Twister says:

    por que nao consigo empinar de segunda marcha

  124. Jarmeson_motoshom says:

    eu sou jarmeson eu tenho um fan 125 e levanto ela um pouco mais tem perigo de quebra a rabenta

  125. Maninho_jonathan says:

    bem rappeize eu aprendi a empinar aos meus 5 meses de moto andando direto e tenho 19 anos, e tenho só 5 meses de moto em, 1ª dica , colocar o pé no freio e o outro colocar na pedaleira traseira assim você fica mais reto e da tempo pra pensar em apertar o freio , assim vai indo depois de você aprendeu aperter o freio você vai de 1ª e puxa jogando a segunda eu acho melhor do que você dar um aceleradão entende. e é isso qualquer coisa meu msn , maninho_jonathan92@hotmail.com Facebook: ManinhoDoGrau !

  126. Clovis andrade says:

    tenho uma ybr 125e enpeno so de primeira com os pes no chao mais ando pra caralho, mais quero tirar os pes do chao mais n sei como levantar sem eles no chao

    • Flavio says:

      cloves aqi eo flavio acho q vc tem q comesar en erguer en primeira mesmo so qe com a moto en movimento engrene a primeira marcha e ande um pedasso em marcha lenta va um pouco mais atras na moto ensima do eixo traseiro asione um pouco mais de aselarasao e qeimando enbreagen ajude com o seu corpo e ai ache o mesmo eixo q vc faz com os pes no chao enbreando efreiando guando for para tras aselerando quando for para frente beleza e o q eu penso e fasso estou andando en primeira mas e muito pouca velosidade como fasso para trocar de marcha dizen q erguer en segunda emais facil ma e en pe sobre a moto oq vc acha …. flavio siroba de pongai sp

  127. gleidson (senador canedo) says:

    eu tenho uma cb 600cc nunca tentei inpinar mais queria umas dicas
    por qual macha eu começo?

    • Douglassincero says:

      Começa na 3, pois sua moto é bem potente. se dar o grau na 1 ela vira!!
      abraços!

      • Lucas says:

        eu presciso saber como faço para nao vazar gasolina pelo respiro quando emnpino e a moto ta ralando ela vaza

  128. Brunoraquer says:

    tenho uma bros 150 , o maior medo meu é de que a moto vai voltar pra trás e vou levar um capote…..

  129. Luan_pfr says:

    eu tenho uma ybr 125 e estou queren aprender empina mais eu já suspendo mais tenho medo de cair pq eu ñ sei levar e mim esqueço de freia

  130. Luan-lima69 says:

    eu gostei ´´e muito bom apreder coisas novas

  131. Wilson_junior007 says:

    como eu fasso para empinar de biz 100 com os pes fora do trivo?

  132. Vinicius says:

    tambem tenho uma xtz 125. turma coloquei umas adapitacoes q me ajudarao muito a empinar. 1 uma churrasqueira p ela n vira dai vc vai tem mais a nocao do freio.
    2 troquei a corroa p uma de xlr da a moto fica com menas velocidade mais com mais força tambem otimo p trilha.

  133. Joao_paulo_picoli says:

    Eu tenho uma YAMAHA XT 660 e eu empino com ela bastante ja cheguei a ir 1300 metros com ela empinada…quando eu começei eu levantava ela em 1° agora eu vou nus 50 60 km em 3° e levanto ela e até agora eu só cai um tombo e gastei para arrumar ela 1.427,000 no conserto quebrou tada a trazeira dela!! valeu pelas dicas BRIGADÃO

    • Flavioedmar says:

      cara eu tenho uma bross es 150 to enpinando em primeira nao cai nenhuma ves ainda to pensando em comesar a trocar para segunda marcha enpinar em pe disem q e mais facil de comtrolar o freio da moto e achar o eixo o q voce acha vai da merda ne

    • Janaynalemos says:

      eu tenho uma 150 e quando eu empino na 1 marcha e quando ela sobe eu nao consigo por o pe no freio eu tenho medo que ela vira pra traz

    • Michael_gatinho says:

      ele e doido kkkkkkkkk

  134. J Ailton_junior says:

    tenho uma cg 150 amelhor marcha para enpinar ea 2 com o pe esquerdo na pedaleira do carona eo direito na do freio

  135. wanderson says:

    eu tenho uma factor 125 quando eu empino na 1 marcha ela sobe de ves ai nao consigo total equilibrio e quando tento na 2 marcha eu acelero ate no canto e ela nao sobe oq pode ser isso ???

    • adriano says:

      viu ja tentou impinar ela meio q no embalo fas assim q consegue e dae é só trocar de marcha e correr para o abraço flw !!!

    • Adream silva says:

      puxe para cima como uma bike

    • beto says:

      para levantar em segunda tem q haver um empulso maior:eu comecei em empinar em 1 e depois jogava segunda.hoje fico em pé na moto e depois sento no banco com bastante empulso,ela levanta traquilo em 2, só q tem q haver trieno(tenho uma cg 150)-18 anos

  136. Renan Kemp says:

    Passo 1:
    Acostumar-se com a moto é o básico, não adianta tentar aprender com a melhor moto para a prática do wheeling se você não estiver familiarizado com ela, acostume-se com a
    moto ao máximo, sinta seu peso, ouça a sua aceleração, tente acostumar-se com o jeito o qual ela se desenvolve quando você a acelera, faça com que a moto inicie suas intenções quase que no pensamento.

    Passo 2:
    Comece acostumando-se ao freio, freie a moto várias vezes com força com a moto bem devagar, depois freie com força porém em pé sobre a moto, cuidado para não ser arremessado na frente dela, sempre em baixa velocidade, quase parando, freie também inclinando o corpo bem para frente depois para trás. Isso durante um bom tempo mesmo!

    Passo 3:
    Agora você irá associar aceleração e freio, respectivamente, fique em posição de pé sobre a moto para dificultar mais, comece essa sequência, dê uma acelerada e freie, dê outra acelerada mais curta e freie com força, novamente dê outra acelerada mais curta ainda e freie com mais força ainda e assim por diante, repita várias vezes.

    Passo 4:
    Agora é prá valer, em um local inclinado venha bem devagar, agora entenda o seguinte: Para a moto empinar você terá que fazer com que a física faça o seu papel, quando a moto estiver em movimento dê um toque no freio traseiro milésimos de segundos antes do cabrito, arranhe “LEVEMENTE” a embreagem, ou seja puxe ela só um pouco e solte seguidamente, evite segurá-la algum tempo a mais, a manha está em aumentar gradativamente a aceleração (rapidamente) ao tempo em que se solta a embreagem elevando a rotação do motor ao ponto em que será o suficiente para que a frente suba com a pressão do arranque, porém para realmente ter controle em motos de mais baixa cilindrada não basta só acelerar, puxe o guidon para cima como se estivesse empinando uma bicicleta, além de criar um apoio a força do motor que em alguns casos usa-se bastante da potência do motor para subí-la, dará também uma sensação maior de controle e dosagem pois a força colocada interfere e bastante na velocidade de subida o que é muito importante pois é o que evita sustos e posteriormente quedas, porém nesse teste você irá subir a frente e tentar equilibrar-se ao máximo jogando o corpo para frente, mas não vá encostar o capacete no guidon, apenas deixe com que o seu corpo detecte em qual posição ele ficará melhor acomodado, depende muito também de quem pilota, ex: alguns caras mais magros gostam de deixar seu corpo praticamente pendurado na moto, outros já se esquivam muito para frente, porém uma dica importante: MANTENHA-SE SOBRE A MOTO, LEMBRE QUE UMA MOTO NORMAL (DT200/XR200/CBX200), PESA NA FAIXA DOS 110 A 125 KG E QUE O PESO DE UM CARA DE UNS 70 KG FARÁ MUITA DIFERENÇA SOBRE A MOTO, então evite tirar seus pés de sobre a pedaleira
    tentando alcançar o chão, abra as pernas se quiser e assim o achar melhor mas pés sobre as pedaleiras!!! Afinal você irá acionar o freio traseiro com o mesmo.

    Passo 5:
    A moto estará empinando, nisso aproveite que é uma subida e comece a bombar o acelerador ela fará movimentos de subida e descida da roda dianteira conforme você girar o acelerador, uma sensação que inicialmente o assustará mas mantenha-se firme, conforme o morro a moto irá subi-lo devagar e de uma roda, nisso aproveite para adquirir e treinar seu equilíbrio fazendo o mesmo por várias vezes, porém dosando sempre a aceleração, a vantagem será que você não precisará de freio, controlará a moto apenas no acelerador deixando que o seu equilíbrio e a faixa de rotação e aceleração mova a moto morro acima andando em uma roda. Treine bastante, a idéia é você adquirir experiência e flexibilidade no pulso na hora de girar o acelerador e controlar a Rotação do motor, além do equilíbrio adquirido que é vital para dar seqüência.

    Passo 6:
    Último passo, procure um morro com pelo menos metade da inclinação do outro no qual você treinou, pouca inclinação porém é necessário que haja inclinação suficiente para que a moto não “embale”, ou seja não pegue uma velocidade que seja prejudicial ao seu equilíbrio, pois andar de uma roda em velocidades mais altas exige uma maior habilidade no freio sem contar a queda que em baixa velocidade pode vir a não te machucar e até mesmo a não estragar a moto em nada. Dando seqüência, faça exatamente igual ao Passo 5 porém dessa vez além de concentrar-se na aceleração, no equilíbrio e na velocidade, concentre-se também em tentar movimentar o seu pé ao freio tento a moto já em posição de uma roda, porém, bombe o acelerador e em seqüência a cada bombada, tente tocar o freio mesmo que levemente, o importante é conseguir fazer o movimento, após muito treino aí sim se preocupe em tornar o freio sua fonte de controle em vez da aceleração X equilíbrio, pois o freio pode agir igualmente os mesmos associados, ou seja você troca dois controles por apenas um, e com a maior vantagem, a moto nunca irá virá para trás se você sempre acionar o freio traseiro no momento em que sentir que sua inclinação excede o necessário, após vários e vários treinos, e que esteja dominando o uso do freio aí sim passe para uma superfície totalmente plana, mas lembre-se e não erre como eu já errei várias vezes: CONTROLAR A MOTO DE UMA RODA SOMENTE NA CAIXA ATÉ QUE É GOSTOSO, MAS É O FREIO QUE IRÁ GARANTIR QUE A PELE DE SUA BUNDA CONTINUARÁ LISA E ESTICADA!

    E o mais importante:
    Todo e qualquer equipamento ainda é pouco, sempre treine devidamente equipado e em um local seguro e sem a circulação de veículos ou pedestres.
    “O direito de um indivíduo acaba aonde começa o direito do outro!”

    • Marcio says:

      Muito bom!!!tenho uma crf230 estou me acostumando com ela vou seguir suas dicas.

      valeu.

    • Genesioguedes says:

      suas dicas são nota 10

    • FABIO says:

      COMO SE EMPINA UMA BIS ??

      • Dj edie (ghost rider) says:

        desce dela e trava o pneu d tras e puxa pra cima kkkkkkkkk

      • David Bianchini. says:

        Fabio é assim: vc na hora de pasar de macha, vc vai aperta pa baixo e segurar la, acelere quando a rotasao estiver boa vc acaba a pasada de macha e pucha ela pa cima, e ae ela vai levantar vc acelera ate um ponto e vai embora mantendo seo equilibrio…

        Valeu cara tenho apenas 15 anos e sei, claro se eu faso trilha partisipo de enduros com aminha ttr 230.

  137. Binho says:

    tenho uma factor 125 e estou querendo muito empinar,mas tenho medo de cair com ela ,porque sempre quando eu puxo ela pra cima,eu esqueço do freio.

    • Pardaumulaveia says:

      num tenha medo de empina com esse lixo seu pois ela num vale nada mesmo.e mesmo que vc lembra do freio ela num freia direito mesmo…seu burro compra uma honda

    • Gleidson says:

      e logico essa porkaria de factor
      porra pode comparar essa merda com uma mobilete
      fala serio ve se compra uma HONDA
      VALEUUUUUU

  138. Jeffer4o43__hiphop says:

    mmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttooooooooooooooo lllllllllllooooooooookkkkkkkkkkkkooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  139. Rickson_3dxd says:

    Tenho uma XLR 125, qual marcha seria melhor d levanta-la… pois levanto na primeira só que não segura…

  140. Gabriel says:

    podre minha cg b82 com ropa de bross e suspensao pro link e bem mais massa

  141. Samuel J 15 says:

    Tenho uma CB 500 tenho um equilibrio nela fora do serio e estou querendo começa joga ela para o alto, alguma dica? ^^

  142. Ailton says:

    meu shok eu tinha uma xt 600 empinava direitinho
    mais vendi comprei a nova fazer nao consigo nen levanta a roda direito.rsrsrsrsr
    muito diferente.

  143. Lucas says:

    eu tenho uma titam 125 e tou tentando mais
    ten jente que me fala que ten que enperar a frente para baixo e largar a enbreajen
    eu vim aqui te perguntar se e mais facio assim ou do jeito que tu falase ali obrigado

    • Adriano says:

      não indicaria faser assim pq ela vira de uma ves só viu ajude levantando o guidão como se fosse uma bike flw !!

  144. Guilherme Alencar says:

    Tenho uma bandit 650. Essas motos de grande porte tem maior estabilidade e fácil controle de aceleração. Alguem aí sabe me informar se terei mais facilidade ou dificuldade em aprender a empiná-la? E quais as dicas? Nunca empinei nenhuma moto, abraços a todos!

  145. Anderson Deleu says:

    anderson porto real do colegio-al ,tento enpinar minha stx 200 ,+ não estou consiguindo minda umas dicas boas pra mim começar por favor eu vou endoidar se não coseguir.

    • Convidado says:

      o mano mo primeiro passo q eu aprendi a começar a enpinar vou t encinar vc soca a canela pa baixo co a moto parada ai vc acelera e segura a enbreagem ai antes da canela subir toda vc solta a enbreagen e acelera aproveitando a subida da canela ai depois e so vc aprender a uzar o freio no grau + isso aos poucos abrços

  146. Antoniojesusfilho says:

    eu tenho uam fan 125 qual a melhor marcha pra enpinar.

  147. Gemissonreis15 says:

    tenho uma fan 125

  148. Filipepilao says:

    Depois que vc domina o freio nao cai mais nao…aprender com os pes no chao e furada…porque no dia que vc for tentar com o pe no freio e ela vier no seu peito vc vai apavorar e tentar colocar os pes no chao ai vai ser um grande tompo…

  149. INFERNO says:

    POW CARA EU JA SEI EMPINAR!

    MAS EU GOSTEI DA DICA MUITO BOA!

    SIM QUASE ESQUECI FOI FAZENDO TRILHA Q ACABEI COM MINHA XTZ
    FUI EMPINAR MAS NAO TINHA FREIO ESTAVA MUITO BAIXO E AI EU
    NAO PRECISO DIZER MAIS NADA NÉ COITADA DA XTZ!!!

    DETALHE NAO TINHA TIRADO AS CARENAGEM PAINEL FAROL E ETC………

  150. washington says:

    washington fortaleza tenho uma xtz 125 qual a melhor marcha pra começar a empinar ? valeu …

    • Paulo says:

      Cara eu to empinando de 1° marcha, tenho uma XTZ 125 tbm, tem horas que estico uns 5 a 6 metros. De 2° marcha to treinando levantei umas 2x a moto fica mais leve e voce se sente mais confiante e domina-lá, até lá to de 1° marcha, to com quase 2 meses treinando só vou ao domingos de tarde, Ah to fazendo o RL também na calma. quiser trocar uma uma ideia de levantar a XTZ meu e-mail é paulomoto-@hotmail.com Valeu.

    • Adriano says:

      por ela ser 125 e não ter muita potencia é melhor empinar em 1 mas é so dar uma embalada e trocar de marcha ;)

      • Adream silva says:

        meu filho empino em pop 100. cg today 125. fan 125 cargo e quero aprender em uma twister tudinho na terceira ou na segunda depende do puxão que você dá vlw

    • Pardalmulaveia says:

      meu filho a melhor coisa é trocar de moto pois sua moto num tem força newnhuma nao vale nada essa é a verdade seu burro…num da nem 80 km

    • Mateus says:

      Bha locos! tava lendo as msg, mas acho q primeiro pra empinar tem q ter uma boa moto começa por ai, depois a pericia do piloto,acho q devemos no minimo ter uma xr200 pra falar sobre isso, eu tenho uma FALCON, e faço várias manobras com ela, aprendi e me trenei pra isso.umn abraço

  151. Fábio says:

    Cara… que dor no coração… minha moto é igualzinha a da foto… WR 426… mas esse negocio de empina pra mim só pra passa obstaculo… fica empinando pra aparecer… uma hora o cara vai ve a vaca…

  152. Marcosjr1994 says:

    Eu tambem estou aprendendo a empinar e ja sei que o asfalto é muito duro,por isso é essencial o uso de equipamento de segurança.(equipamento de segurança nunca é demais).

  153. Julio ( Alemao ) says:

    ai entao , de biz+125 , ralei mt , cai uma vez de 3marcha fiz 17 pontos no pé , mas hoje to perito e é so alegria…. ahuhuauha..os véio fica louco….

    • matheus says:

      em q marcha vc lenvantou ??teve q puxa mt o guidão??eu tenho uma e so levanto uns 20/30 cm c vc puder me ajudar,,, vlw

  154. Daviyagotorres says:

    eu to comesa do a impinar de mto ja cai muitas veces ja fui parar no ospital oque voces achão em

  155. Cicerolvs934 says:

    Eu estou comesando a empinar com os pés no chão, consigo controlar a moto em longas distâncias e o risco de quedas é menor queria saber o q vcs acham?

    • Willyan_sh says:

      Brother! Na moral, quando se fala de manobras sempre há o risco, mas puxar com o pe no chao se vc perder o domínio da magrela, vc vai tomar um capote inesquecivel, amprendi a andar como o pé na no estribe e no freio!!!

    • barrão says:

      bom eu tbm empino assim ..mais essa semana tomel uma queda feia !!!
      me machuquei todinho ..pois ela estava correndo muito e acabou capotando comigo …
      minha sorte foi o uso dos objetos obrigatorios como o capacete !! vlw ..é noix

  156. Naldinho_se says:

    A mano o negocio é loucura!! aprendi numa 250, a deixei muito sangue no asfalto!! mais o prazer de estar em cima de uma moto e trazer a alegria para o publico é gratificante!

    pratique esporte sempre com segurança!

    CAPACETE EM PRIMEIRO LUGAR!

  157. Vinicreew_hm says:

    tenho uma 150, eu consigo puxar ela, porem só em primeira marcha, quero percorrer longas distancias empinado, em segunda marcha é meio dificil ela levantar, como eu faço ?

    • Rafaelofigura says:

      tente força a macha 1 tempo e por a 2 marcha e tente forsa um pouco para traz

    • Willyan_sh says:

      A 150 pra subir em 2 é muito dificil pelo fato de ser uma moto de baixa cilindra e tb pelo seu formato, dando mais peso até chegar ao ponto de equilibrio!!! Porém quando a moto estiver a uma veloncidade média o principal é uma alavanca, coloque o pé na estribeira e de uma sentada brusca no banco de tras, bem proximo a churrasqueira, porém se a moto subir ela vem muito mais leve do que em primeira marcha, mas nao deixa de ser perigoso. flw

    • J Ailton_junior says:

      puxa en pe que vc consegue

    • Adriano says:

      nuss é mt fassill é só vc ajudar a moto puxando o guidão para cima como se estivesse impinando uma bike simples mas isso vc aprende eu tenho uma 125 e empino em segunda !!! é só questão de ajudar a moto

      • matheus says:

        a sua é uma biz ??qando vc tiver em primeira vc pate pra baixo e segura acelera e solta o pedal a ajuda erguendo ??

    • zorbão says:

      vc vem em 1 o mais rapido possivel queima a embreagem acelera sem dó joga 2 que ela vai dormi no grau depois e so joga 3 sem usar a embreagem desse jeito vc vai longe o tamto que vc quiser zorbão bebedouro

  158. Dema jc says:

    É TUDU MUITO BONITO MAS É EMBAÇADO, NAUM É TÃO FACIL ASSIM PREPAREM O LOMBO E O COURO POR QUE É DOLORIDO ATÉ FICAR NINJA , MAS BOA SORTE PARA TODOS TBM TO APRENDENDO

    • Anônimo says:

      Verdade, na teoria é muito mais fácil. Quem quer aprender tem que estar mesmo preparado para tomar umas raladas.

      • Jean Representa says:

        iai galera eu tenho uma cb300r e eu treino com ela mesmo já virei 2 vezes para tras, mas estou levando um pouco por favor me de umas dicas abraço….

        • Danth says:

          aq tenho uma titan 125 tento chama ela numa roda mas ta oso ja cai duas vezes para o lado como eu faço para empinar ela direitinho? valeu

          • Convidado says:
          • Convidado says:

            o mano mo primeiro passo q eu aprendi a começar a enpinar vou t encinar vc soca a canela pa baixo co a moto parada ai vc acelera e segura a enbreagem ai antes da canela subir toda vc solta a enbreagen e acelera aproveitando a subida da canela ai depois e so vc aprender a uzar o freio no grau + isso aos poucos abrços

          • Juan-797 says:

            eu empino a minha motoo eu raloo a placaa soou barrio desso a ladeira do meu bairro ralando a placaa

  159. Paulo Henrique says:

    show de bola estas dicas. E esta de empinar em pé realmente é muito bonito. Ate hoje vi somente um fazendo assim em uma twister dentro da cidade no inicio de uma ponte de ligação de bairros e o cara empinou em velocidade por volta de uns 60km por hora. Foi muito legal

    • Willyan_sh says:

      O fods/ é que quando vc puxa o povo da rua fica torcendo pra ver a bagaça no chao, mais vale a pena se vcs curtem representa aí!!!

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